Desenvolvimento e educação

As cinco linguagens do amor

As cinco linguagens do amor


Ah, recentemente li um artigo sobre as cinco linguagens de amor, e é surpreendente quando entendemos que cada ser humano utiliza uma linguagem para se comunicar sem as palavras, essa linguagem trata de sinais e característica que cada pessoa tem, está ligado a personalidade, não falo de linguagem verbal, falo de linguagem que se relaciona com emoção, vontade, desejo e reflete diretamente no emocional de cada ser.

Gary Chapman, escritor cristão classifica 5 linguagens de amor, sendo elas:

  1. Tempo de qualidade: são pessoas que necessitam passar um tempo a sós com a outra que ama, gosta de viajar, de passear, de receber atenção dessa forma, não falo de assistir televisão juntos ou estar sempre presente nas refeições, o tempo de qualidade é sair da rotina e aproveitar o momento, pessoas assim se sentem mais feliz quanto estão fora de casa e aproveitando o momento e ambiente que à cerca.
  2. Presentes: Isso mesmo, ganhar presentes, tem pessoas que só reconhecem que são amadas quando ganham presentes, e elas não exigem presentes caros, são presentes singelos e simples, como receber flores arrancadas do jardim pelos filhos, uma presilha de cabelo que o marido traz após voltar do trabalho para casa, uma lembrança da cidade que você visitou. Presentes assim enchem os olhos e coração daquele que recebe, e se sente amada através dessas atitudes.
  3. Serviço: Essa terceira linguagem trata de pessoas que amam ser servidas, elas gostam que chegar em casa e encontrar tudo organizado, ela se agrada em receber convites para jantares, ela gosta que peguem água para ela, ela gosta de receber atenção dessa forma, uma homem ou mulher que gosta de ser servida se sentem amada pelo outro quando a pessoa serve-a.
  4. Palavras de afirmação: Essas pessoas amam elogios, amam ser qualificadas positivamente pelo que elas fazem, amam ser incentivadas pelas palavras, acredito que essas pessoas são as melhores de se agradar, pessoas com essas características fazem de tudo para receber elogios.
  5. Toque físico: São pessoas que se sentem amadas através do toque, elas necessitam ser abraçadas, tocadas por quem amam, colocar as pernas sobre o outro quando assiste televisão, dar um abraço de bom dia logo ao acordar, gosta de beijos e se realiza profundamente nas relações sexuais.

Prestaram atenção como essas características, essas linguagem de amor nos levam a refletir o nosso comportamento e o comportamento das pessoas que estão no nosso meio? Qual a sua linguagem de amor? Geralmente daquilo que você mais reclama que sente falta provavelmente é sua linguagem de amor!

Seu marido nunca te ajuda em casa e não faz nada para te deixar tranquila? Sua linguagem é serviço!

Ah meus pais não me abraçam, eles são distantes, sua linguagem é toque físico!

Faço tudo em casa e ninguém reconhece, ninguém elogia a sua  comida ou a roupa cheirosa lavada e passada no guarda roupa? Sua linguagem é palavras de afirmação!

Lá em casa ninguem viaja, tudo é parado, queria passear mesmo que seja na praça uma vez por semana! Tempo de qualidade! 🙂

E uma das queixas mais comuns entre minhas amigas é… Meu marido não faz nada! Chega e se estende no sofá! Não aguento mais, estou me tornando a sua escrava! Isso é serviço. Você gosta de ser servida!

Para ter uma boa relação familiar é importante deixar claro o que você gosta, assim fica mais fácil.

Mas, tem também a questão sala de aula, em algumas crianças conseguimos identificar o que elas gostam, a sua linguagem de amor, então fico prensando se levarmos isso pra sala de aula será que consigo atenção daquele criança de difícil relacionamento e/ou com dificuldade de aprendizagem? O caminho entre professor e aluno acredito que se estreitaria e ficaria mais facil chegar ao resultado desejado.

Ah, que legal, existe também do mesmo autor o livro “As 5 linguagens do amor contadas para crianças”, procurem, pesquisem na net, vocês não vão se arrepender de fazer essa riquíssima leitura.

Vamos quebras barreiras.

Bom trabalho a todos!

 

Temas relacionados

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.